“Moda é um desses termos que, usados em múltiplos contextos,
oferecem um quadro comum de referencia e de reflexão para uma série de aspectos da vida social” – Daniela Calanca
Já parou para pensar como usamos a palavra “Moda” de forma tão simples e singular como se indicasse apenas uma única coisa?
Atualmente Moda virou sinônimo do universo que engloba roupas, acessórios, cosméticos e perfumes. E muitas vezes confundido com tendência!

É preciso entender a amplitude que o termo abrange e coloca-lo de forma correta e coerente dentro do contexto que queremos. A palavra “moda” entre outros significados nos remete a tempo, quando pensamos em presente e passado usando a palavra para referir-se a “velho e novo”.
A partir dessa referencia de tempo ampliamos o universo para além de roupas, acessórios, cosméticos e perfumes e utilizamos as locuções: “na moda”, “da moda”, “de última moda”, “estar na moda” e então conseguimos pensar na multiplicidade de caminhos e associações que podemos fazer ao termo, “moda”.

Refletindo sobre o significado etimológico da palavra, podemos perceber quão abrangente é o tema, “…maneira, gênero, estilo prevalente, conjunto de opiniões, gostos e apreciações críticas relativo a funções rituais, religiosas, politicas, militares e sociais.
Quando associado a vestimenta tanto no aspecto de generalidade ou de especificidade é preciso entender a dinâmica social. Conhecer sobre moda é antes de tudo conhecer a sociedade e suas transformações de forma geral e interligada.

Na Consultoria de Imagem e Estilo utilizamos a “Moda” não como tendência apenas, acompanhando as mudanças de coleção e desejo coletivo, mas principalmente como recurso social de aceitação e adequação.  Entender e conhecer “Moda” para uma consultora é saber de todo o processo que envolve a entrega final do produto nas
lojas disponíveis para consumo.
Saber o material, o modo, a cor, o corte e todos outros aspectos é o que fará a consultora encontrar a peça ideal para cada cliente, cada ocasião e cada necessidade.