Esse é um assunto que já escuto há algum tempo, porém nunca tinha parado para conhece-lo com mais profundidade. Resolvi coloca-lo
como pauta de estudo para esse ano, e aqui estou eu compartilhando com vocês mais uma opinião minha.
Guarda-roupa Cápsula! Quem aqui já ouviu falar?
Trata-se de um termo utilizado para definir um guarda-roupa enxuto. Mas, enxuto meeeessssmoooo!! Estamos falando de algo entre 30 a 40 peças incluindo sapatos e bolsas!
Assustou? Rss
Calma ai!! Respira fundo e continua lendo….
Esse é um termo que já existe desde a década de 70, criado pela inglesa Susie Faux, dona de uma loja de roupa, chamada Wardrobe e começou a ser utilizado por muitos estilistas para definir coleções pequenas com peças que se relacionavam entre si, formando diversas combinações.
Mas foi em meados de 2013 que esse termo ganhou popularidade no mundo e passou a ser um estilo de vida. A responsável por isso foi a norte-americana Caroline Rector, escritora do blog Unfancy.

Vamos ao que interessa… em que consiste esse tal de “Guarda-roupa Cápsula”?
A ideia é que você tenha em seu guarda-roupa apenas peças que você realmente irá usar nos próximos três meses, que definem uma estação. É “desentupir” seu armário tirando as peças que não condiz com o clima atual, com as suas atividades diárias, suas necessidades sociais e principalmente com o seu estilo.
Logo que comecei a ler sobre o assunto, achei que isso seria um desafio e tanto, mas refletindo um pouco mais vi que esse conceito já é algo que aplico cotidianamente na consultoria quando vamos ao guarda-roupa da cliente e quando fazemos a lista de compras para o personal shopper.
As dicas de quem aplicou esse conceito de Guarda-roupa Cápsula de alguma forma descreve o processo realizado na nossa Consultoria de Imagem e Estilo, separei uma relação simplificada dessas dicas que encontrei nas minhas leituras:
 Analise sua rotina ou qual o seu lifestyle
 Defina seu estilo… boho, clássico, moderno, casual, esportivo,
etc…
 Selecione marcas/estilistas que te agradam e te vistam bem
 Eleja uma cartela de cores para seu guarda-roupa
 Organize e planeje suas compras
 Limpe seu armário, retirando peças “velhas” ou sem uso
 Escolha peças versáteis, que se comuniquem umas com as outras
Lendo todas essas dicas é possível descrever praticamente o roteiro
da nossa Consultoria que podemos resumir nas seguintes etapas:
 Fase investigativa (se conhecer: estilo, silhueta, rotina,
necessidades, objetivos)
 Analise de Cores (descobrir quais as cores realçam sua beleza
natural)
 Otimizar o guarda-roupa (deixa-lo funcional, com peças que te
vistam bem, dentro do teu estilo, rotina, necessidade, objetivos e
cartela de cores)
 Adquirir apenas o que esta faltando (trabalhar o consumo consciente, aprender a comprar analisando o que já temos, qualidade, estilo e preço do produto)

Resumindo de forma bem resumida essas seriam as etapas da Consultoria. Você também conseguiu perceber que o conceito de “guarda-roupa cápsula” fala a mesma linguagem que a nossa?
O que percebo de diferença é que não limitamos a quantidade de peças, porque acabamos trabalhando com todas as estações, pensando nas variáveis de clima e algumas outras variáveis.
Porém achei super interessante a proposta e confesso que comecei uma contagem no meu guarda-roupa. Olha que posso me considerar uma pessoa nada consumista e bem organizada/planejada, mas não faço ideia de qual é o meu “acervo”.
Estou pensando seriamente em encarar esse “desafio”! E você?
Arrisca?